You are currently viewing Vantagens da Impressão Flexográfica em Relação a Rotogravura
Rotogravura x Flexografia

Vantagens da Impressão Flexográfica em Relação a Rotogravura

Já falamos aqui algumas vezes sobre impressão flexográfica. Mas algumas pessoas nos perguntam qual a vantagem dela sobre a Rotogravura.

Há alguns anos atrás essa comparação mal poderia ser feita pois, durante muito tempo, a impressão flexográfica apresentou uma qualidade bem inferior à da rotogravura.

Entretanto, houveram avanços tecnológicos significativos, tanto de equipamentos quanto da base de impressão, com a introdução dos fotopolímeros.

Isso permitiu um ganho de qualidade e produtividade fantástico.

Assim a impressão flexográfica passou a ser competitiva e uma ótima alternativa para vários tipos de trabalho

Um pouco sobre Rotogravura

para fazer a comparação precisamos entender um pouco sobre este processo de impressão.

A Rotogravura se caracteriza pela utilização de cilindros, que é a unidade básica da impressão.

Cada cor utilizada no processo tem um cilindro diferente. Assim, o setup do equipamento é um processo um pouco mais demorado e cuidadoso.

Portanto, um das características é a vantagem para grandes tiragens pois é um método rápido e com menor probabilidade de erros.

Ela permite uma impressão mais precisa e detalhada de cores, garantindo uma qualidade maior e mais uniforme em todo o processo.

Vantagens da Flexografia

Como já comentamos, a impressão flexográfica apresentava uma qualidade inferior em relação à rotogravura no passado, e com as evoluções das tecnologias conseguiu-se aumentar a velocidade de produção e a precisão da impressão, além de diminuir as interrupções dos serviços para ajustes pontuais.

Assim, tornou-se uma opção melhor em relação ao custo-benefício.

Os fotopolímeros e elastômeros também são insumos mais acessíveis, permitindo uma redução de custos na produção de embalagens, rótulos e etiquetas.

Por suas características tornou-se extremamente competitiva em tiragens menores, pois o custo de gravação é mais baixo e a calibragem de cores mais rápida, permitindo setups e alterações menos dispendiosas.

Outro ponto importante em que a impressão flexográfica se mostrou mais vantajosa foi no ambiental.

Estudo feitos pela Dupont, compararam os gastos de energia de cada uma das tecnologias na impressão de um milhão de metros quadrados.

As economias de energia proporcionadas pelo método flexográfico em relação à rotogravura foram equivalentes a 102.400 litros de gasolina!

Portanto, a impressão flexográfica apresenta uma vantagem competitiva em relação a rotogravura, principalmente para quantidades menores

Essa é uma tendência para os próximos anos para embalagens, rótulos e etiquetas principalmente.

Quer saber mais, entre em contato conosco.

GW Flexo

Equipamentos Flexográficos de alta performance.

Deixe um comentário