You are currently viewing A Importância do Tempo de Setup na Flexografia
GW Flexo - Setup de Equipamentos Flexográficos

A Importância do Tempo de Setup na Flexografia

Antes de mais nada vamos entender o que é tempo de setup e porque ele influencia na produção e no custo de um item produzido.

O tempo de setup nada mais é do que o período em que a produção de um determinado item é interrompida para que se façam os ajustes necessários, nos equipamentos, para a produção deste item.

Este tempo está diretamente relacionado com as variações de um produto produzido para o próximo e tem relacionamento direto com o planejamento da produção.

Ou seja, quando realizamos uma trabalho em flexografia existe uma etapa preliminar ao início da produção que chamamos de setup, que é a preparação do equipamento para produzir o item.

É quando preparamos os equipamentos, separamos os insumos e realizamos os ajustes necessários para que possamos dar início a impressão de um item, sem paradas, com qualidade, produtividade e, consequentemente, com o menor custo possível.

Cada item é um item

No caso da impressão flexográfica, as paradas para ajustes estão mais presentes devido à necessidade de se produzir uma grande variedade de itens, tornando o controle deste período ocioso, fundamental para a garantia de uma boa produtividade.

O planejamento da produção e a variação da demanda se faz necessário, portanto, para que os lotes tenham o maior tamanho possível, reduzindo-se assim o número de interrupções.

Em uma produção flexográfica normalmente utilizamos as OS (ordem de serviço) ou OF (ordem de fabricação) para informa o cliente, a quantidade e os insumos incluídos.

Normalmente indicam a máquina com a qual vai se produzi e as ferramentas principais envolvidas como cilindros porta clichês, facas, etc.

O vilão dos custos

O setup é um dos grandes vilões no custo da produção flexográfica. Quanto mais tempo a demora no seu setup mais caro o produto final fica, pois a máquina, mesmo parada tem um custo, o operador também.

Além disso temos a energia elétrica envolvida e osutros tantos custos fixos.

Melhorias

Há alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para podermos diminuir os tempos de setup e, consequentemente, os custos de produção.

Revisão no processo, melhoria no checklist, melhorias nos procedimentos e reescrita dos fluxogramas podem diminuir esse tempo.

Outro fator importante são os equipamentos, que vem recebendo cada vez mais tecnologia para poder acelerar o processo de ajuste e ganhar um tempo precioso na produção.

Portanto, é importante fazer revisões constantes e adequações nos processos, procedimentos e no fluxograma, bem como treinamento de sua equipe e orientação para novos procedimentos.

Mas manter o parque industrial atualizado, substituindo equipamentos ou adequando-os para as novas tecnologias é essencial.

Se precisar, fale conosco. Temos certeza que ajudaremos a encontrar uma solução para melhoria de sua produtividade.

Deixe um comentário