GW Flexo Etiquetas e Formas

Etiquetas e a influência de suas formas

A forma de uma etiqueta depende de vários fatores.

Na maioria dos casos, ela está ligada diretamente ao produto que estará vinculado ou ao tipo de aplicação.

Alguns profissionais procuram alterar tais formas para criar um diferencial no ponto de vendas ou na sua utilização, mas não podemos esquecer que isto influenciará, também, em outros aspectos, tais como produtividade ou aplicabilidade e podem ter custos significativos.

Além disso, a etiqueta deve estar adequada as necessidades do consumidor ou usuário, facilitando o entendimento das informações contidas.

Muitas vezes, a conformação de uma etiqueta está limitada pelos processos de fabricação (equipamentos) ou pelo sistema automático de aplicação. Nestes casos, soluções criativas devem ser obtidas através de outros elementos como cores e grafismos.

Influência Psicológica

As formas tem uma grande influência psicológica sobre as pessoas, transmitindo sensações das mais variadas.

Formas orgânicas dão graça e movimento. Linhas verticais solidez e dignidade, já a horizontais transmitem tranquilidade.

Linhas em zig-zag mostram um maior dinamismo e potencial.

A seguir mostramos um quadro onde temos algumas sensações provocadas pelas formas.

Informação na etiqueta

As etiquetas podem apresentar diferentes dados sobre a mercadoria ou utilização.

Alguns são obrigatórios e outros podem ser incluídos a partir das demandas da empresa.

Dentre os tradicionais podemos apontar:

  • dados sobre a marca;
  • nome do produto;
  • local de fabricação;
  • informações sobre o registro fiscal e sanitário da mercadoria;
  • dados de armazenamento;
  • informações sobre a cadeia produtiva;
  • dados exigidos por regulações locais;
  • diferenciais da mercadoria.

Isso também influenciará no formato da etiqueta, pois teremos que adequar o tamanho à quantidade de informações.

Precisamos lembrar que, quando estamos desenvolvendo uma etiqueta,  devemos ser coerentes e usar formas proporcionais que agradem ao consumidor/usuário, transmitindo os aspectos e sensações desejadas.

O design deve ficar atento e coletar todas as informações necessárias, além de uma boa integração com a equipe de marketing.